Nós, os alunos do 4.º A da Escola n.º 3 de Espinho, fomos fazer uma visita de estudo a um dos jornais da nossa terra – “DEFESA DE ESPINHO”.
Fomos simpaticamente recebidos pelo senhor Lúcio Alberto, director do jornal, que nos encaminhou para uma sala onde o senhor Guerra nos explicou o que era e como se fazia a paginação do jornal.
O senhor Guerra também nos mostrou no seu computador como se fazia o tratamento das imagens e como se podia inserir ou modificar a apresentação de um texto.
O senhor Manuel Proença, que é jornalista, explicou-nos quantas páginas tinha normalmente o jornal, como se procuram as notícias, como se fazia uma entrevista e o dia da publicação do jornal.
Noutra sala o senhor director, explicou-nos como era feito o jornal antigamente, falou-nos do seu fundador, Benjamim Costa Dias, e que nos tempos de hoje o seu proprietário é a empresa Solverde.
Quase no fim da visita, tivemos o prazer de vermos o primeiro “Defesa de Espinho”, publicado em Julho de 1932 e aprendemos como empacotar os jornais que serão enviados para casa.
Foi uma visita muito interessante e proveitosa, pois aprendemos quais são as fases principais necessárias para fazer um jornal.
Antes de virmos embora, tirámos uma fotografia para mais tarde recordarmos esta espectacular visita.
EB1/JI de Espinho n.º 3 – Turma do 4.º A
Professora Rosa Quintela
CAMINHADA PELA SAÚDE E BEM ESTAR
Há 12 anos