Este ano, a Escola EB1/JI de Espinho n.º 3 do Agrupamento Sá Couto levou a cabo a tradicional Festa de Natal e que teve como principal objectivo promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa, assim como fomentar a integração das crianças e adultos, e partilhar experiências entre os diferentes níveis de educação e ensino.
E não foi uma festa qualquer, foi uma grandiosa festa em dois actos! Confusos?! Nada disso, é fácil de explicar.
Tudo começou no dia 16 de Dezembro pelas 18:00 no ginásio da escola, onde alguns pais dos alunos da pré-escola juntamente com as educadoras, resolveram organizar uma festa para as crianças. Estas ficaram encantadas com as actuações apresentadas.
O segundo acto ocorreu no dia seguinte, e que se iniciou logo pela manhã com a chegada do Pai Natal à pré-escola no carro de bombeiros. Como é hábito, este entreteve as crianças mais pequenas desta escola, que o aguardavam com ansiedade. O Pai Natal percorreu as várias salas, distribuindo oh, oh, ohs e recebendo no seu colo cada criança a que a ele se dirigia com maior ou menor desconfiança. À mesma hora, os alunos do 1.º ciclo começaram a sua festa com a apresentação das suas "habilidades" aos colegas da escola... Foi a festa das crianças.
Depois a festa continuou com um almoço especial, organizado pela escola em parceria com a associação de pais. Os docentes e alguns elementos da associação de pais serviram o almoço às crianças e animaram este momento de refeição, tornando este dia ainda mais especial para elas.
Seguiu-se então, no início da tarde (porque o ginásio é muito pequeno), a festa de Natal para os pais e encarregados de educação. O ginásio estava cheio e no palco a vontade de participar e mostrar o esforço feito nos ensaios superava quaisquer nervos que pudessem existir. E foi assim que dois alunos, a fazerem de apresentadores, deram início à festa com a entrada em palco das crianças do pré-escolar que cantaram duas músicas. Seguiram-se as actuações das diversas salas do 1.º ciclo que presentearam os pais e familiares com músicas tradicionais, coreografias, poesia, músicas cantadas em inglês, uma melodia de natal tocada com flautas e um pequeno teatro sobre o presépio. Tudo correu ao melhor nível, e a festa finalizou com a actuação no recreio de todos os alunos, em coro, a interpretarem "Chegou o Natal". Por fim, veio o Pai Natal que distribuiu pelas salas uma lembrança, gentilmente oferecida pela associação de pais, a cada criança desta escola.
Foi uma bonita festa? Não! Foi uma grandiosa e espectacular festa de Natal. Foi uma festa muito diversificada e com muito espírito de Natal, que contou com o esforço e empenho de todos! Em meu nome e em nome da Associação de Pais, agradeço a todos aqueles que tornaram possível esta grande festa de Natal.
Texto escrito por Luís Moreira (encarregado de educação)